domingo, 26 de outubro de 2008

Contrabaixo


Estou a escrever este Post inteligente ao som da melhor música que descobri no ano lectivo passado. É o concerto nº 2 para contrabaixo e orquestra de Giovanni Bottesini que é talvez o mais bonito concerto composto para Contrabaixo. Normalmente olha-se para o Contrabaixo como sendo um instrumento de apoio e não como tendo um papel de solista ou principal. Este concerto contraria essa forma de pensar, talvez pelo facto de o próprio Bottesini ter sido contrabaixista e ter revolucionado a escrita para contrabaixo com as suas composições a explorarem todas as potencialidades virtuosísticas do instrumento.


Descobri este concerto porque tive que acompanhar (ainda que numa primeira fase, contrariado...confesso) o contrabaixista Finlandês que vêem na foto acima deste post. O seu nome é Risto Vuolanne, é o contrabaixista solo da Orquestra Sinfónica da Galiza e no ano passado precisou de um acompanhador para um concerto. Fui impingido como acompanhador ainda que a resmungar e nada convencido...Detestava acompanhar contrabaixo mas desde o primeiro ensaio com o Risto... mudei de ideias! Para além de uma excelente pessoa, é também um excelente contrabaixista e ainda por cima o cúmulo da humildade. Voltamos a cruzar-nos neste ano em mais dois concertos. Anotem e passem por lá:


-Dia 5 de Novembro às 18:30- Auditório da EAB no Troviscal-Oliveira do Bairro

-Dia 7 de Novembro às 22:30-Café Concerto do Clube Literário do Porto


Apesar de achar que não existem muito boas versões do concerto de Bottesini no Youtube, aqui vai uma das minhas preferidas: